Osteoporose – Diagnóstico

Osteoporose – Diagnóstico
28/09/2015

O rápido envelhecimento da população brasileira, a osteoporose e as doenças cardiovasculares estão intimamente relacionadas a velhice.

O custo social e econômico da osteoporose e drjoao publicaçãoa sua consequência, a fratura óssea é muito grande superando os dias de internamento nos hospitais dos pacientes acometidos do diabetes, infarto do miocárdio e do câncer de mama sendo essencial identificar os pacientes com a doença e evitar o elevado risco de fraturas, alta taxa de morbidade e mortalidade efetuando o tratamento no qual se inclui as devidas medidas preventivas.

O Dr. João Macedo especialista em Endocrinologia com Pós-graduação pela Universidade do Estado de Nova York, USA, Medicina Nuclear e Densitometria Clínica pela AMB, CBR, ABRASSO, Membro da ISCD–International Society of Clinical Densitometry e Diretor médico da Climedi apresentou na JPR – Jornada Paulista de Radiolo-gia, um dos maiores evento da Radiologia no mundo, o trabalho intitulado “The importance of three different sites assessment for osteoporosis evaluation and diagnosis.

A OMS-Organização Mundial da Saúde, a IOF–Internactional Osteoporosis Foundation e a ISCD recomendam a leitura de no mínimo as duas posições básicas, colo femural e coluna lombar para a avaliação e o diagnóstico da Osteoporose. A adição do antebraço em mais de 1000 pacientes estudados determina o aumento da acurácia diagnóstica em mais de 9%. Significa dizer com isto, que de 100 pacientes que realizam o exame somente nas duas posições, aproximadamente 10 deixam de ser diagnosticados.

É importante o diagnóstico precoce da osteoporose evitando a sua mais temível consequência, a fratura óssea levando o paciente a cirurgias e internamentos prolongados,invalidez e óbitos

Postou dentro Publicações Clínicas de admin
Preciso de ajuda? Converse conosco