Dicas para uma festa de fim de ano saudável

Dicas para uma festa de fim de ano saudável
02/10/2015

Atravessar o período do Natal e Reveillon, repleto de guloseimas e de preparações culinárias especiais, sem cometer exageros não é só para os disciplinados. Você também, com um pouquinho de moderação, pode passar as festividades tranqüilamente, sem engordar.

Uma dica importante para que não sejam cometidos excessos é não começarmos a comemoração com as bebidas antes de comer, pois estaremos propensos a comer e beber mais do que era a nossa intenção, devido à rápida elevação e diminuição da taxa de açúcar no sangue.

Para manter a tradição da ceia, não precisamos abolir os princípios nutricionais. É perfeitamente possível criar uma ceia de Natal que seja mais leve, sem excesso de carnes gordurosas, abusando de temperos e ervas finas. A grande variedade de legumes e frutas permite enfeitar pratos típicos das festas, como o peru e o chester, tornando-os mais apetitosos e saudáveis. As frutas podem também ser uma excelente opção de sobremesa ou fazer parte de saladas mistas e coloridas.

O que comer: carnes de aves (peru, frango, chester), peixes, lombo de porco magro, saladas verdes, frutas da estação (manga, pêssego, ameixa, uva, etc), legumes diversos, arroz e farofa elaborados com vegetais picadinhos (adicione frutas à farofa), sobremesas (frutas frescas, gelatinas, o tradicional Panetone – com moderação). Frutas secas (uvas passas, tâmara, ameixa, damasco) e sementes (pistache, nozes, castanha, avelã), podem ser consumidos desde que haja moderação.

O que beber: sucos naturais (por exemplo: abacaxi com capim santo, suco de pêra com hortelã), chás, muita água (podendo ser esta aromatizada com anis, hortelã, canela e rodelas de laranja), e até duas taças de champagne e ou vinho nos dias de festa.

O que evitar: carnes gordurosas (tender, leitão, costela, etc.), frituras, salgadinhos, alimentos muito condimentados, embutidos, maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar, etc), massas com creme ou molhos cremosos (prefira molhos à base de tomate), creme de leite, catupiry, chantilly, refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso. Para finalizar, importante salientar que um novo ano está chegando e para aqueles que não conseguiram atingir o peso desejável esta é uma boa hora para começar uma reeducação alimentar, o importante é retomar logo no início do ano as práticas alimentares saudáveis do dia a dia, ou seja, evitar o consumo excessivo de gorduras e carboidratos simples (açúcar, doces, pão comum, batata, arroz branco), aumentar o consumo de alimentos como frutas, hortaliças, cereais integrais, e dar preferências para carnes magras e laticínios desnatados.

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