PET-CT

Sobre

PET-CTÉ o que há de mais avançado em tecnologia diagnóstica e tratamento médico existente no mundo. É uma visão de uma nova era em que a doença é melhor entendida podendo ser detectada e diagnosticada precocemente com eficiência e confiabilidade permitindo um efetivo tratamento onde a terapia é individualizada para cada paciente seja em oncologia, neurologia ou cardiologia e mesmo no diagnóstico da origem de uma infecção.

O PET-CT é uma tecnologia híbrida de imagens médicas que associa o detalhe anatômico oferecido pela Tomografia Computadorizada (CT) com as informações metabólicas fornecidas pela Tomografia por emissão de Pósitrons (PET), metodologia essencial na avaliação dos pacientes oncológicos que foi rapidamente adotada na prática clínica nos países desenvolvidos e nos últimos anos no Brasil e aliado ao recurso da fusão de imagens “multimodality” possibilita fundir com imagens da Medicina Nuclear e Ressonância Magnética ampliando a acurácia diagnóstica próximo dos 100%.

Já é de conhecimento público que o estudo PET-CT realizado com o análogo da glicose FDG, marcado com o isótopo emissor de pósitrons 18F apresenta acurácia de aproximadamente 90% para o diagnóstico, estadiamento e re-estadiamento de diversas formas de câncer, e na avaliação da terapêutica instituída, como demonstrado em inúmeros trabalhos publicados pela comunidade científica internacional durante as duas ultimas décadas.

Introduzido há poucos anos no Brasil foi considerado a princípio, como inovação passageira por alguns setores da saúde.

 

 

Nossa equipe utiliza as mais avançadas técnicas para diagnósticos, de maneira a poderem oferecer ao seu médico informações úteis e rápidas. Por que quando o assunto é SAÚDE, o tempo é determinante. Dispomos da mais recente tecnologia em tomografia computadorizada,e fomos a primeira e única clínica em Sergipe a adquirir o PET/CT scanner (uma combinação de tomografia por emissão de pósitrons com tomografia computadorizada).

 

PET/CT em Oncologia
Em oncologia é usado para o diagnóstico precoce, para estadiamento e avaliação da resposta terapêutica de diversos tumores, tais como: melanoma maligno, linfomas, carcinomas de pulmão, cabeça e pescoço, esôfago, estômago e mama, câncer de cólon e reto, próstata, entre outros.
No planejamento de RADIOTERAPIA, as imagens produzidas pelo PET/CT podem ser usada para um planejamento radioterápico espacial muito mais preciso, porque a fusão de imagens possibilita a distinção exata entre tumor e os tecidos sadios. Isso garante maior eficácia do tratamento e redução dos efeitos colaterais, também aumenta 50% o grau de acerto da radiação no tumor.

PET/CT em Cardiologia
Em cardiologia é usado na detecção do miocárdio viável ou hibernante, o que é fundamental para justificar intervenções que previnam novos infartos. As imagens de PET/CT são consideradas o padrão-ouro para detecção de miocárdio viável.

 

Atualmente a CLIMEDI possui uma câmara PET/CT de 64 Canais, capaz de produzir as melhores imagens de PET que se conhece. Com ele é possível detectar precocemente e localizar com precisão, de modo não-invasivo, e, rapidamente, tumores malignos de pequenas dimensões.

Saiba mais...
Sobre PET-SCAN
Indicação
Galeria de Fotos
Preciso de ajuda? Converse conosco